Brasil Cultural







folclore

"Folclore não é apenas folguedos e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seu valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações"


Claudia Mª Assis Rocha

O termo folk-lore foi criado pelo antiquário inglês, William John Thoms, que nasceu em 1803 e morreu em 1885. em 22 de agosto de 1846, William, usando o pseudônimo de Ambrose Merton, publica um artigo com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. Propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular, tendo essa definição o significado de "a sabedoria do povo"

 William John Thoms, como era antiquário, associou o folclore às antiguidades populares, e essa associação permaneceu, sob muitas formas, em diversos conceitos do folclore.

 Folk quer dizer povo, nação família; Lore significa instrução, conhecimento, saber, portanto, Folk-lore ou Folclore quer dizer a ciência ou sabedoria popular.



Saiba mais sobre a cultura brasileira seguindo os links








Referências bibliográficas para todos os textos sobre o Folclore
 
 Carvalho, André. Como brincar à moda antiga, Lê, 1990
 Lima, Cláudia, História do folclore, Secretaria de turismo,1997
 XIDIEH, Oswaldo Elias. Semana Santa Cabocla
 Revista Santo do Dia - Casa Dois Editora Ltda.
 AMARAL, AMADEU. Tradições populares
 RUIZ, Corina Maria Peixoto. Didática do folclore