Brincadeiras e Jogos
Brincadeiras e Jogos - Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida
Este material foi recolhido durante minhas andanças pelo Brasil afora. Foram sugestões de professores que estão atuando em educação básica. Tratei cada jogo com os conhecimentos que tenho em psicomotricidade, lúdico e educação a fim de dar uma unicidade a eles. Fiz o que pude para colocar a disposição um material mais organizado, mais didático e sobretudo, mais prático para aqueles que atuam com educação básica. Tomara que ele possa encontrar as crianças, razão maior deste material
Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida
1 . ABC Cidade
2. A Baratinha
3. A Fazendinha
4. Adedanha
5. Anelzinho
6. Balança - Gangorra
7. Bandeirinha
8. Baralho Ortográfico
9. Batata Quente
10. Bicho - Bebe
11. Boca de Forno
12. Boleado
13. Brincadeira da cadeira
14. Brincadeira de Casinha
ABC Cidade
- Folha de papel e lápis.
Idade Adequada:
- 10 (dez) à 12 (doze) anos em diante.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Trabalhar com a ansiedade.
- Atenção e concentração.
- Raciocínio lógico – matemático.
A Baratinha
Como Brincar:
- Formar pares de crianças. Determinar tempo rápido da criança defender o seu par. Ex.: Baratinha voou, sentou na cabeça “tal”. O par ao lado defende-se rapidamente. Se demorar, paga uma prenda, depois de julgado pelo grupo.
Idade Adequada:
- Todas as idades.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
-Trabalhar a ansiedade.
- Aprimorar a coordenação motora.
- Desenvolver a organização espacial.
- Aumentar a atenção e a concentração.
- Despertar a socialização.
A Fazendinha
Materiais:
- Palitos de madeira e frutos de maracujá (ou outros).
Como Brincar:
- Organizar uma fazenda com cerca de palitos de madeira e curral que será usado para comprar e vender animais.
Idade Adequada:
- 5 a 7 anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
-
-Trabalhar a ansiedade.
- Aprimorar a coordenação motora.
- Desenvolver a organização espacial.
- Aumentar a atenção e a concentração.
- Desenvolver a socialização.
Adedanha
Materiais:
- Régua, papel, lápis ou caneta.
Como Brincar:
- Pega-se o papel, divide-se em colunas e coloca o nome de cidade, fruta, ator, cantor,e outras coisas que imaginar que dará certo. Cada participante, na sua vez, escolhe uma letra do alfabeto, após escolher a letra, cada participante deverá escrever o que foi solicitado, tentando lembrar um nome correspondente e escrever com a letra inicial solicitada. O vencedor será aquele que preencher a maior quantidade de palavras
.
Idade Adequada:
- A partir dos 7 (sete) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Antecipação estratégias.
- Raciocínio lógico.
- Concentração.
- Interação.
- Atenção.
- Ansiedade.
- Socialização.
- Agilidade.
anelzinho
Material:
Um anel.
Como Brincar:
- Em um grupo de mais ou menos dez crianças, é escolhido democraticamente um membro para conduzir a brincadeira. Escolhido o membro, as demais crianças ficarão sentadas em fileira com as mãos unidas – palma a palma –esperando a criança que irá passar com o anel na mão. Passando de mão em mão e fantasiando até colocar o anel em uma das mãos é o que a criança deve fazer. Por fim, a criança que está conduzindo a brincadeira, deixa cair o anel na mão de alguma criança e as demais tentam adivinhar em qual mão o anel está. Quem conseguir adivinhar, será o novo condutor da brincadeira.
Idade Adequada:
- 4 (quatro) a 10 (Dez) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Aumenta a atenção e a concentração
- interação da criança.
- Aprimorar a coordenação motora.
- Amplia o raciocínio lógico.
- Desenvolve a antecipação e estratégia.
- Socialização.
- Trabalhar a ansiedade.
assassino e detetive
Materiais:
- Recurso humano.
Como Brincar:
- Será escolhido no grupo, um detetive e um assassino.
- O detetive sai da sala e espera ser chamado.
- O assassino terá que matar os colegas piscando o olho.
- Quem for atacado pelo assassino, baixa a cabeça e fala: “morri”.
- O detetive terá que descobrir quem é o assassino.
Idade Adequada:
- A partir dos 10 (dez) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- A sociabilização.
- O raciocínio lógico.
- A criatividade.
- A atenção.
- A antecipação de estratégias.
- Colabora bastante na interação
balança - gangorra
Materiais:
- corda – árvore – tábua.
Como Brincar:
- Amarrar a corda na árvore e na parte de baixo colocar uma tábua para o acento.
- Sentar no balanço de um a um e deixar o corpo fluir.
Idade Adequada:
- A partir dos 6 (seis) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Possibilitar o equilíbrio.
- Proporcionar relaxamento e sensação de liberdade.
- Trabalhar com a ansiedade e o medo.
- Desenvolver a coordenação para impulsionar o balanço.
- Socializar.
- Despertar a confiança no outro que está empurrando.
bandeirinha
Material:
- 2 bandeiras.
- Espaço: campo.
Como Brincar:
- 2 grupos (mesma quantidade). Cada grupo com sua bandeira. Dividir o campo ao meio e começar a disputar. Quem conseguir roubar a bandeira do outro grupo será o vencedor.
Idade Adequada:
- A partir dos 7 (sete) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Desenvolver a organização espacial.
- Trabalhar a ansiedade.
- Aumentar a atenção e a concentração.
- Desenvolver a auto-estima.
- Rever os limites.
- socialização
baralho ortográfico
Materiais:
- Papel cartão, canetas coloridas, figuras diferentes.
Como Brincar:
- Em dupla ou quarteto. Uma dupla pega cinco cartas com figuras e a outra, cinco cartas com os nomes das figuras.
- A criança que está com a carta com a figura joga-a sobre a mesa. A dupla que está com o nome olha o desenho, procura o nome e joga por cima. Se o aluno acertar, passa para a próxima carta, se errar, sai do jogo e chama o próximo.
Idade Adequada:
- A partir dos 7 anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Atenção e concentração.
- Antecipação e estratégia.
- Raciocínio lógico.
- Integração e organização espacial.
batata quente
Material:
- Uma bola
- Recursos humanos
Como brincar:
- Durante o jogo, os participantes deverão ficar em círculo, onde passarão a bola de um a um dizendo: “Batata-quente, quente ... queimou!”.
- A pessoa que estiver com a bola na mão na hora que todos falarem a palavra: “queimou”, sai da brincadeira.
- Até ficar o último que será considerado o ganhador.
Idade Adequada:
- Acima de 4 anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Trabalhar a psicomotricidade (através dos gestos com os membros superiores).
- Trabalha a atenção e agilidade.
- Trabalha o ritmo.
- Trabalha ansiedade
bicho - bebe
Materiais:
- Copo, água ou suco - (vários líquidos diferentes:chás, sucos, outros
Como Brincar:
- Organizar os participantes em círculo. No centro do círculo, colocar o líquido e o copo. Cada criança será um bicho (gato, cachorro, etc), alguém dará início à brincadeira dizendo: “cachorro (ou qualquer outro bicho existente no grupo) bebe?” A criança deverá responder: “Cachorro não bebe”, e prosseguir... “Quem bebe é o gato”. Quem deixar de responder, tomará o líquido.
Idade Adequada:
- A partir dos 7 anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- concentração, interação e ansiedade e percepção gustativa.
boca de forno
Como Brincar:
- O orientador fala: “Boca de forno” e os participantes respondem: “Forno, tirar o bolo, bolo faço o que eu mando?”, “Faço!”Se não fizer? “Ganha um bolo”. Logo após, o orientador determina uma tarefa e aquele que realizar a tarefa por último paga uma prenda.
Idade Adequada:
- A partir dos 7 (sete) anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Trabalhar a ansiedade, a auto-capacidade de realização.
- Desenvolver a organização espacial, a atenção, a concentração, o raciocínio.
- Construir a socialização.
boleado
Materiais:
- Bola de futebol de salão, uma quadra ou espaço qualquer livre.
Como Brincar:
- Separe os alunos em 2 equipes com a mesma quantidade de pessoas.
- Faça um sorteio para saber qual grupo vai começar, ficando com a bola e tendo o direito de escolher uma das partes da quadra ou campo.
- As equipes devem escolher uma pessoa de cada grupo para ficar no galinheiro.
- Inicia-se o jogo com o grupo que ganhou o sorteio. Esse jogará três bolas do seu galinheiro ao meio do campo. Após as três bolas, poderá bolear o outro grupo. As pessoas boleadas sairão de seu campo e irão para o seu galinheiro. Vence o grupo que bolear todos do mesmo galinheiro.
Idade Adequada:
- A partir dos 5 anos de idade.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Estimula a socialização.
- Desenvolve a organização espacial.
- Desenvolve a auto-estima.
- Aumenta a atenção e concentração.
- Aprimora a coordenação motora.
brincadeira da cadeira
Material:
- Crianças.
- Cadeiras.
- Som.
Como Brincar:
- Forma-se um círculo com um certo número de cadeiras. Em seguida, coloca-se um número de crianças, a mais que os da cadeira. Pede-se que as crianças andem em volta das cadeiras ao som de uma música. Depois o professor irá parar a música e as crianças deverão sentar-se. Nesta hora irá sobrar sempre uma criança, a que sairá do jogo.
Idade Adequada:
- Acima de 4 anos.
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Desenvolve a coordenação motora.
- Trabalha a ansiedade.
- O raciocínio lógico.
- A socialização.
- Atenção e a concentração.
- Movimento corporal e organização espacial.
- Ritmo.
brincadeira de casinha
Materiais:
- Cacos velhos de pratos, talheres velhos, caixa de madeira para sentar, folhas e raízes de plantas, garrafas de água.
Como Brincar:
- É necessário pessoas para formar a família. Pai, mãe, filhos e empregada. Os cacos serviam de pratos e copos, a caixa era para a família se sentar. As folhas e as raízes de plantas eram os alimentos, mas às vezes, podem-se usar frutas, verduras e carne, fazendo comida de verdade.
Idade Adequada:
- a partir dos 2 anos
Objetivos psicomotores e psicopedagógicos da atividade:
- Desenvolver a organização espacial.
- Socialização – ou interação.