Artesanato











A necessidade do homem de  produzir utilitários e adornos, mostrou a  sua capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. O homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica e a tercer fibras vegetais e animais para sua sobrevivência. Pode-se dizer que a história do artesanato teve início com o próprio homem.


Com a criação das oficinas no século XIX, os trabalhos artesanais eram realizados com a orientação do mestre artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Os aprendizes recebiam em troca, alimentos e vestimentas.


O artesanato foi desvalorizado com a revolução industrial, neste período o trabalho artesanal deixou de ser tão importantente já que o trabalho foi dividido e as pessoas faziam tarefas específicas, não participavam de toda linha de produção como no artesanato.

No Brasil, o índio foi o nosso primeiro artesão. Os portugueses encontraram uma enorme riqueza em pinturas, cestarias e artes plumárias. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

siga os links e descubra uma infinidade de opções



Customizar

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço usado em nosso site que rastreia, relata tráfego e mede como os usuários interagem com o conteúdo de nosso site para que possamos melhorá-lo e fornecer melhores serviços.

Facebook

Nosso site permite que você curta ou compartilhe seu conteúdo na rede social do Facebook. Ao ativá-lo e usá-lo, você concorda com a política de privacidade do Facebook: https://www.facebook.com/policy/cookies/

Twitter

Tweets integrados e serviços de compartilhamento do Twitter são usados ??em nosso site. Ao aceitar e usá-los, você concorda com a política de privacidade do Twitter: https://help.twitter.com/pt/rules-and-policies/twitter-cookies