Artesanato
A necessidade do homem de produzir utilitários e adornos, mostrou a sua capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. O homem aprendeu a polir a pedra, fabricar cerâmica e a tercer fibras vegetais e animais para sua sobrevivência. Pode-se dizer que a história do artesanato teve início com o próprio homem.
Com a criação das oficinas no século XIX, os trabalhos artesanais eram realizados com a orientação do mestre artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Os aprendizes recebiam em troca, alimentos e vestimentas.
O artesanato foi desvalorizado com a revolução industrial, neste período o trabalho artesanal deixou de ser tão importantente já que o trabalho foi dividido e as pessoas faziam tarefas específicas, não participavam de toda linha de produção como no artesanato.
No Brasil, o índio foi o nosso primeiro artesão. Os portugueses encontraram uma enorme riqueza em pinturas, cestarias e artes plumárias. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
siga os links e descubra uma infinidade de opções
- Técnicas e materiais
- Brinquedos com sucata
- Artesanato com jornais
- Artesnato com garrafas pets
- Trabalhando com flores e folhas secas
- Artesanato com fibras vegetais (Em breve)
- Artesanato com papel e papelão (Em breve)
- Artesanato com tecido (Em breve)
- Artesanato com vidro (Em breve)